quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Genética de cores

Tenho recebido recentemente muitas ligações de pessoas na busca de Labradores amarelos com focinho rosa, ou com olho azul. Me preocupa muito este tipo de ligação, pois estes cães tem problemas genéticos.

O cão amarelo e o chocolate, são recessivos , e o preto é a cor dominante (por este motivo,a grande maioria dos criadores tem paixão por pretos, visto que é deles a origem de tudo). O que as pessoas devem saber ao comprar um Labrador é :quem são seus pais? suas pelagens? graus de parentescos? exames de displasia coxofemoral? etc.

Mas vamos nos deter na pelagem, pois tenho percebido muita dificuldade neste ponto. Um labrador amarelo NÃO deve ser cruzado com um labrador chocolate, pois teremos problemas de pigmentação e consequentemente faltas no padrão da raça, vale lembrar que os dois são recessivos ,e é muito importante cruzarmos um recessivo com um dominante. Porém temos sempre que pensar no nosso objetivo no momento da cruza, por exemplo: se queremos labradores chocolates , o interessante é cruzar um chocolate com um preto que tenha genética para chocolate, a partir daí teremos uma probabilidade de termos 50% de filhotes chocolates e 50% de filhotes pretos com genética para chocolate.Assim teremos qualidade de pigmentação nos filhotes.

Mas uma pergunta: posso cruzar um amarelo com amarelo, ou chocolate com chocolate?
Sim ,desde que não faça esta cruza por muitas gerações, o ideal é até 3 gerações.



Em breve colocaremos no blog uma tabela para facilitar.

15 comentários:

  1. Olá gostaria de tirar uma duvida, tenho um casal de labrador preto, a femea tem o pai amarelo e a mae preta, porem ela e a unica da ninhada que nasceu com mancha branca no peito e nas patas, o macho tem seu pai marrom e sua mae amarela, poderia estar cruzandos os dois qual as variaçoes de cores dos filhotes???

    ResponderExcluir
  2. Tem problema um filhote nascer, amarelo com o focinho marronzinho claro, e os pais sendo os dois amarelos.?

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu adotei um filhote e ele é preto com o focinho e acima dos olhos marrom, isto é algum problema na genética ou é comum nascerem alguns assim?

    ResponderExcluir
  4. Meu labrador amarelo cruzou com uma labrador preta, alguns dos filhotes nasceram pretos com as patas e o focinho marrom, ficou parecido com a pelagem dos rottweilers. Será que essa cor marrom das patas e do focinho vai sumir com o tempo ou ele vai ficar assim?

    ResponderExcluir
  5. Ai meu deus .. Tenho uma femea preta. Sedo q os pais dela e marron e amarelo. E tenho um macho sedo que os pais sao amarelos.. Sera q vai misturar as cores colocando pra cruzar?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,vou por minha labrador preta inteira pra cruzar com outro labrador também preto inteiro será que existe alguma possibilidade de nascer filhotes amarelos ou chocolate sendo que os pais da minha labrador São de cores diferentes pai preto mãe amarela minha bebê veio de uma ninhada de várias tonalidadesonde tinha labrafores preto amarelo e chocolate. Se alguém puder me ajudar nessa dúvida ficaria muito agradecida obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,vou por minha labrador preta inteira pra cruzar com outro labrador também preto inteiro será que existe alguma possibilidade de nascer filhotes amarelos ou chocolate sendo que os pais da minha labrador São de cores diferentes pai preto mãe amarela minha bebê veio de uma ninhada de várias tonalidadesonde tinha labrafores preto amarelo e chocolate. Se alguém puder me ajudar nessa dúvida ficaria muito agradecida obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida,minha cadela cruzou com outro labrador e nasceram 2 filhotes que parecem com o golden retriever isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite.
    Minha cadela é preta com mancha branca no peito,ela cruzou com um marrom, ontem nasceram três filhotes,sendo:um totalmente preto com mancha no peito,outra com mancha no peito, ponta do rabo e as patas,e no alto da cabeça tbm,a última com as patas brancas e peito.Por que será q saíram assim?Queria tanto uma marrom!

    ResponderExcluir
  10. Tenho um filhote que comprei em uma feira de filhotes.Ele é amarelo com traços no focinho e nas patas meio brancos,ele é macho, e é bem novinho,brabinho abeça,tem 2 meses agora.Meu medo é dele não ser labrador e ter comprado,ja peguei amor por ele,mas quando comprei queria era um labrador,ele tem todos os traços de um labrador retriever ,porém,essas manchas areia que eu não entendo.Se você entender muito de labradores me chama no whatapp para sanar minha dúvida.
    21973598633 Juliana

    ResponderExcluir
  11. Oi me ajudem a esclarecer uma dúvida,tenho uma labradora chocolate e já cruzei com chocolate,agora ela está no cio posso cruzar ela com chocolate de novo??pois ela são de pais chocolates!?

    ResponderExcluir
  12. Oi me ajudem a esclarecer uma dúvida,tenho uma labradora chocolate e já cruzei com chocolate,agora ela está no cio posso cruzar ela com chocolate de novo??pois ela são de pais chocolates!?

    ResponderExcluir
  13. Posso cruzar minha fêmea amarela com um macho preto ? Que cor poderiam nascer os filhotes?

    ResponderExcluir